TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

Comunidade Rural de Extrema, Congonhas do Norte – MG

NOSSA CIDADE

A cidade Congonhas do Norte está localizada a 211km de Belo Horizonte e possuí um grande potencial para o ecoturismo. Ela abriga diversas cachoeiras, grutas, sítios arqueológicos e travessias, além de ser cortada pela Serra do Espinhaço. A atividade turística em Congonhas do Norte vem sendo planejada e implementada pela própria comunidade. O desenvolvimento desta atividade tem trazido vários benefícios para o município e seus vilarejos, como é o caso do Vilarejo de Extrema, onde se localiza o Contraponto.

NOSSA VILAREJO

No Vilarejo Rural de Extrema acontece um trabalho permacultural que envolve toda a comunidade, que é a primeira do Brasil a ter saneamento ecológico em todas as casas. Este trabalho teve início com o Projeto Contraponto, que é gerido pelos próprios moradores de Extrema. Com o dinheiro arrecadado pelo Contraponto, vários projetos com o intuito de proteger o meio ambiente e resgatar os saberes ancestrais da população acontecem por lá. Suas principais atividades econômicas são a agricultura familiar e o turismo. O turismo praticado em Extrema ocorre de duas formas:

TURISMO PEDAGÓGICO

Voluntariado:
O Projeto Contraponto recebe voluntários de várias partes do Brasil e do mundo que vão em busca de contribuir com os projetos e aprender sobre permacultura, bioconstrução e agroecologia.

 

Oficinas Gratuitas de Permacultura:

Realizadas pelo Projeto Contraponto, os eventos de oficinas gratuitas de permacultura atraem um grande número de participantes. Isto contribui para a economia do vilarejo, pois muitos participantes optam por se hospedar nas casas da população, dá-se preferência por compras de alimentos locais, os guias do vilarejo são bastante requisitados e os oficineiros são os próprios moradores.

TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

Os moradores de Extrema estão preparados para receber os turistas que vêm com o intuito de vivenciar a cultura local e conhecer suas belezas naturais com um menor impacto ao meio ambiente. A própria população acolhe os turistas em suas casas e disponibilizam serviços de alimentação e guias turísticos, que os levam às cachoeiras, trilhas e travessias, inclusive com transporte feito por mulas.

ATRATIVOS NATURAIS

Mais de 40 Cachoeiras belíssimas, venha conhecer e vivenciar o Turismo de Base Comunitária.

CACHOEIRA DA FUMAÇA

Localizada na região do vilarejo de Extrema. Distancia da sede do município: 15km. Acesso por estrada e trilhas. Altura: 70m.

CACHOEIRA SUMITUMBA

Localizada na região do vilarejo de Extrema. Distancia da sede do município: 18km. Acesso: por estrada e trilhas. Altura: 120m.

RIO DE PEDRAS OU CARAPINAS

-Localizada na região do Carapinas. Distancia da sede do município: 12km. Acesso: por estrada.

MAIS DE 40 CACHOEIRAS BELÍSSIMAS

Venha conhecer, e vivenciar o Turismo de Base Comunitária.!

Quer receber as novidades por email?

Simples e rápido, cadastre seu nome e e-mail, que em breve iremos enviar muitas novidades para sua caixa de entrada, fique ligado. Projeto Contraponto com conteúdos exclusivos.

Blog

Sed cursus ante dapibus diam sed nisi nulla quis

Chris Smith

Consumer Lawyer

Nulla quis sem at nibh elementum imperdiet. Duis sagittis ipsum. Praesent mauris fusce nec.

Ava Johnson

Family Lawyer

Nulla quis sem at nibh elementum imperdiet. Duis sagittis ipsum. Praesent mauris fusce nec.

William Dutch

Bank & Financial Lawyer

Nulla quis sem at nibh elementum imperdiet. Duis sagittis ipsum. Praesent mauris fusce nec.

Milla Vitch

Criminal Lawyer

Nulla quis sem at nibh elementum imperdiet. Duis sagittis ipsum. Praesent mauris fusce nec.

Gente que f@z o ContraPonto

Pessoas que promovem o conhecimento de forma gratuita.

HOSPEDAGEM

– Casa dos moradores:

A principal forma de se hospedar em Extrema é na casa dos próprios moradores. Eles são muito acolhedores e estão preparados para receber os turistas. Possuem casas simples, porém bem equipadas. Dão dicas dos melhores locais para se visitar, onde se alimentar e se divertir, além de oferecerem a seus hospedes a oportunidade de vivenciar o dia a dia da comunidade.

– Camping Contraponto:
O Contraponto possuí um camping construído com diferentes técnicas de bioconstrução, para que os turistas tenham uma experiência permacultural. Ele possuí uma ampla área para barracas, cozinha bem equipada com fogão a gás e um eficiente fogão foguete; banheiros com saneamento ecológico e chuveiros que utilizam ecotecnologias para aquecimento da água.

Caso não tenha barraca, é possível alugar um quarto dentro do projeto.

– Pousada:
Extrema possuí uma pousada que fica localizada bem no centrinho do Vilarejo, onde também existe um bar que serve refeições.

Escreve pra gente!

Gostaria de nos visitar fora das datas dos nossos projetos ativos? Fale conosco e agende sua viagem conosco!

Se preferir mande um e-mail: projeto@contraponto.eco.br

ALIMENTAÇÃO

A culinária local é típica de Minas, e no vilarejo existem cozinheiras de mãos cheias. É possível se alimentar no Bar da Preta (Pousada), no Bar do Contraponto ou então combinar com a (o) anfitriã (o) da casa em que estiver hospedado.

MAPA E LOCALIZAÇÃO

Entre em contato com antecedência e planejaremos sua chegada até nosso espaço!

ESCREVE PRA GENTE

Gostaria de nos visitar fora das datas dos nossos projetos ativos? Fale conosco e agende sua viagem!

Se preferir mande um e-mail: projeto@contraponto.eco.br